Notícia aos visitantes

12/08/2010 01:07

Para ser um bom violeiro, segue ai a simpatia da Cobra Coral:

 

Para fazer a simpatia, o aprendiz tem de sair à procura, durante a noite, de um filhote de cobra coral venenosa e , assim que encontrar, deve, com o polegar e o indicador da mão direita, agarrá-lo pela cabeça, deixando que ele se enrosque todo. Feito isto, deve desembaraçá-lo, pacientemente, com a mão esquerda, sem usar o polegar, fazendo com que ele se enrole nos outros dedos. Em seguida, para finalizar, deve soltá-lo na mesma posição e no mesmo lugar onde foi encontrado.

Essa simpatia é conhecida por grande parte dos violeiros, sendo contada e recontada de várias maneiras. Esta foi a descrição mais interessante que colhi e o violeiro que a relatou insistiu que era muito importante seguir a risca o ensinamento porque tudo tinha fundamento. O polegar e o indicador da mão direita são usados nos ponteados, o que requer muita destreza. Os dedos da mão esquerda também requerem agilidade, porem o polegar desta mão não deve ser tocado pela cobre, pois é ele quem vai controlar os outros dedos.

O cuidado maió ta na sortura da cobra, pegá até que é fácil, afirmava o violeiro, esclarecendo que, para não perder sua magia para o homem, a cobra tentaria, de todas as maneiras matá-lo com sua picada.